Celebrou-se ontem, 6 de Abril, o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, data instituída através da Resolução 67/296, adoptada na Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas (ONU) de 23 de Agosto de 2013. A data assinalou-se em todos os países onde esse fenómeno social contribui para a harmonia e concórdia entre as pessoas de bem.
Para a ONU, o desporto tem o poder de mudar o mundo, por ser um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para fortalecer laços socais e promover o desenvolvimento sustentável, a paz, a solidariedade e o respeito.
Vários especialistas defendem que o desporto ajuda a promover a igualdade, justiça, inclusão e perseverança, atravessando fronteiras e desafiando estereótipos, ao mesmo tempo que incute confiança e ajuda a ultrapassar tempos de crise, como o momento actual que o mundo atravessa, com à Covid-19.
De forma a difundir este bem-estar, assim como os valores de espírito de equipa, de disciplina, de igualdade, de fair play e de respeito, a UNESCO tem colaborado com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e com o Programa Alimentar Mundial da ONU (PAM) para reforçar o acesso das crianças ao desporto, distribuindo bolas de futebol e incentivando os professores a inscreverem o desporto nos programas escolares.
No nosso país, o secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, referenciou a celebração da data aquando da celebração dos 20 anos de Paz, assinalado no passado dia 4 deste mês. Nessa ocasião o Secretário de Estado que correu os 21 quilómetros da Meia Maratona Internacional da Paz, incentivou, a sociedade a praticar exercícios físicos, com vista à melhoria da saúde.
Na ocasião, Carlos Almeida, disse esperar que a sua participação venha a servir de incentivo para outros cidadãos. Segundo ele é imperioso olhar para os benefícios dos exercícios físicos e a necessidade da prática desportiva, principalmente os jovens. Clique no áudio abaixo e ouça: