C.Internacional - Destaque

Equipamento militar russo entra no Mali

todayMarço 31, 2022 421 1

Background
share close

O ministro da Defesa do Mali, Sadio Camara, um dos homens fortes da junta no poder, recebeu na quarta-feira à noite novo equipamento militar, incluindo dois helicópteros de combate entregues pela Rússia. A entrega do equipamento é o “fruto de uma parceria sincera e duradoura (Rússia-Mali)”, referiu o exército maliano, na sua página na internet.

Os coronéis que tomaram o poder pela força em agosto de 2020 neste país, no meio de uma crise de segurança, voltaram-se desde então para a Rússia e distanciaram-se da França, que está militarmente empenhada contra os terroristas desde 2013.

A França e os seus aliados europeus no agrupamento de forças especiais Takuba acabam de anunciar a sua retirada militar do Mali.

Até quarta-feira, a Rússia tinha entregado pelo menos quatro helicópteros e armas ao Mali, país que acolheu em grande número o que a junta apresenta como instrutores russos.

A França e os seus parceiros denunciam a alegada utilização pela junta dos serviços da decrépita empresa de segurança privada russa Wagner. A junta nega isto e fala de uma parceria de longa data com o exército russo.

O equipamento trazido por um avião de transporte russo e recebido na quarta-feira à noite na base militar do aeroporto de Bamako consiste em “helicópteros de combate, radares de última geração e muitos outros materiais necessários na luta contra o terrorismo e o extremismo”, disse o exército no seu website.

A agência AFP dá conta de pelo menos dois helicópteros e cinco camiões de transporte.

Entre o equipamento está um radar de 59N6-TE, disse o coronel Sadio Camara. “Este radar é capaz de detetar objetos 3D a voar a velocidades de até 8.000 km/h”, disse.

“Hoje podemos dizer com orgulho que o nosso exército nacional é capaz de operar autonomamente sem pedir ajuda a ninguém”, afirmou, referindo-se à dependência das forças malianas dos bens aéreos estrangeiros, nomeadamente franceses.

Não foi tornada pública qualquer informação sobre as condições em que o equipamento foi adquirido.

O ministro da Defesa e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, coronel Alou Boï Diarra, tinham feito uma visita discreta à Rússia no início de março, no meio da guerra na Ucrânia.

A entrega de equipamento adicional foi discutida, disseram na altura dois oficiais militares, falando sob anonimato.

O Mali foi um dos países que se abstiveram na votação das duas resoluções adotadas em março por esmagadora maioria pela Assembleia-Geral da ONU, exigindo que a Rússia suspendesse imediatamente as operações militares na Ucrânia.

Editor: RNA

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Li Keqiang felicita António Costa pela tomada de posse do XXIII Governo

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, felicitou hoje o homólogo português, António Costa, pela tomada de posse do novo Governo de Portugal, numa conversa por telefone, segundo um comunicado difundido pela embaixada da China em Lisboa. Na sua mensagem de felicitações, Li Keqiang disse que, nos últimos anos, devido aos "esforços conjuntos" de ambas as partes, a "cooperação pragmática" entre Portugal e a China em "vários domínios" alcançou novos resultados. "Um […]

todayMarço 31, 2022 279

0%
donut_large