A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições presidenciais em Timor-Leste, marcadas para 19 de março, que será chefiada pelo Embaixador angolano, José Guerreiro Alves Primo.
A missão, composta por 13 observadores, está no terreno desde o dia 11, onde parmace até dia 27 de Março.
A MOE-CPLP é chefiada pelo Embaixador José Guerreiro Alves Primo, e é constituída, à data, por 13 observadores, designados pelos Estados-Membros, pela Assembleia Parlamentar e funcionários do Secretariado-Executivo da CPLP.
Os observadores da CPLP vão testemunhar a fase final da campanha eleitoral, o dia do pleito, a contagem dos votos e o apuramento parcial dos resultados, prevendo-se a permanência na capital, Díli, e o desdobramento em equipas enviadas para outros distritos.
As autoridades timorenses começaram hoje, 12 de Março, a distribuir os 20 mil livros com quase 980 mil boletins de voto, que serão usados no dia 19 de Março, para os eleitores timorenses escolherem o seu próximo Presidente da República.
Saiba que, nove países são Estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.