CANAL A - Destaque

Tete António e Jiro Maruhashi abordam questões ligadas à Reunião Ministerial da TICAD-8, a realizar-se em Agosto na capital da Tunísia

todayMarço 12, 2022 154

Background
share close

O Ministro das Relações Exteriores, Tete António, recebeu nesta sexta-feira, dia 11 de Março, o Chefe de Missão Diplomática do Japão, em Angola, Jiro Maruhashi, com quem abordou informações atinentes da Reunião Ministerial da TICAD-8, a realizar-se de 27 a 28 de Agosto próximo em Túnis, capital da Tunísia.

No dia 16 de Julho de 2020, o Governo do Japão anunciou que a República da Tunísia iria albergar a 8ª Conferência Internacional de Tóquio, sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), a ser realizada este ano (2022).

O Governo da República da Tunísia e os co-organizadores da TICAD, UNOSAA, PNUD, Comissão da União Africana (CUA), Banco Mundial e o Governo do Japão expressam o seu forte compromisso com o processo TICAD, para a construção de um futuro próspero e pacífico para o continente africano.

Esta será a segunda reunião de Alto Nível de Cúpula da TICAD, a ser realizada em África, desde que o Quénia sediou a TICAD-6 em Nairóbi, em Agosto de 2016.

África é o continente com potenciais ilimitados de desenvolvimento económico, social e humano, passando por uma transformação significativa em consonância com a Agenda 2063 da União Africana e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Ao mesmo tempo, África, como todos os outros continentes do globo, enfrenta actualmente uma grave crise de segurança humana devido ao COVID-19 que ameaça todo o espectro da vida das pessoas, sua sobrevivência, sustento e dignidade.

De notar que, com a sua história de mais de um quarto de século, a TICAD está a ganhar ainda mais importância como uma conferência multilateral inclusiva para abordar questões de desenvolvimento em África, inclusive na área de saúde e desenvolvimento do sector privado.

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

BNA autoriza saída e entrada de USD 10 mil em cash de

O Banco Nacional de Angola (BNA) autoriza os cidadãos nacionais e estrangeiros a sair e entrar, no território nacional, com 10 mil dólares em numerário, devidamente declarados às autoridades aduaneiras. A medida  consta do  Aviso nº 6/22 de 3 de Março, do BNA, que revoga, o anterior, o nº 1/16 de 12 de Abril. As autoridades fronteiriças, no âmbito das suas competências, estão autorizadas a condicionar a saída de moeda […]

todayMarço 12, 2022 1492

0%
donut_large