O Embaixador de Angola na Guiné Equatorial, António Luvualu de Carvalho, apresentou esta Sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, em Malabo, ao Corpo Diplomático dos Países da CPLP e a altos funcionários do Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, os “Objectivos Estratégicos” da Presidência de Angola na organização, com destaque para a implementação do 4° Pilar de cooperação da CPLP (Pilar Económico), aprovado na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Luanda, em Julho de 2021.
A acção enquadra-se no programa de acções da Presidência de Angola na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, para o biénio 2021/2023.
Na ocasião, Luvualu de Carvalho realçou que a Presidência de Angola na CPLP desenvolverá acções de continuidade das anteriores Presidências, nomeadamente, do Brasil e Cabo Verde, em estreita colaboração com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como buscará igualmente parcerias necessárias à nível interno e externo para a materialização das suas acções e projectos.
Para além de serem conhecidos os objectivos da Presidência angolana na CPLP, a reunião serviu também para os Chefes de Missão Diplomática dos Países da CPLP Malabo aprovarem o documento que formalizou a criação do Grupo de Embaixadores da CPLP em Malabo.
Proposto por iniciativa de Angola em Setembro de 2021, o documento agora aprovado permitiu a institucionalização do Grupo de Embaixadores da CPLP em Malabo, indo em linha com a deliberação aprovada pela X Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Luanda em Junho de 2005, que criou os chamados “Grupos CPLP”.
Com o agora criado Grupo de Embaixadores da CPLP na Guiné Equatorial, Malabo passa a constar da lista de mais de 40 cidades à nível mundial que já contam com Grupos de Embaixadores da CPLP formados e em funcionamento, como por exemplo Addis Abeba, Argel, Berlim, Bruxelas, Brasília, Budapeste, Cairo, Genebra, Haia, Havana, Luanda, Nairobi, Otawa, Kinshasa, Maputo, Roma, São Tomé, Tóquio, Tel Aviv, Viena, e muitas outras Capitais mundiais e Organizações Internacionais.
Participaram da reunião os embaixadores de Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Portugal e Altos funcionários do Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, ligados à área da CPLP.