Dados preliminares apontam a possibilidade de o descarrilamento de um comboio que transportava combustível ter origem criminosa.
É o que escreve, sem mais pormenores, o ministério dos transportes numa nota publicada esta noite, 9 de Fevereiro à propósito do acidente ocorrido hoje na província do Cuanza Norte.
O comunicado diz que peritos do Instituto dos Caminhos de Ferro de Angola devem chegar ao local do acidente na quinta-feira (10) de manhã para a competente investigação das causas que estão por detrás do acidente.
Esta quarta-feira, uma composição de quinze vagões, catorze das quais cisternas do Caminho de Ferro de Luanda com combustível, descarrilou 10 quilómetros da cidade de N’Dalatando. 150 metros linha férrea ficou danificada e dois vagões cisternas derramaram gasóleo.
De acordo com a nota, já tiveram início os trabalhos técnicos para a contenção do combustível e a protecção do meio ambiente circundante.
A composição, que tinha como destino a província de Malange, transportava 600 metros cúbicos de gasóleo.
Como resultado do acidente, a circulação de todos os comboios de Luanda para Ndalatando e Malange encontra-se suspensa até que as condições técnicas sejam repostas.