O Projecto Mais País da RNA está nas conhecidas terras dos soberanos, para fazer acontecer o Huambo. Assim, o projecto apurou que a província, que está no topo entre as regiões com potencialidades agrícolas, está sem sementes melhoradas para atender a empreitada agrícola de 2021/2022. Na descrição da situação, o Chefe de Departamento da Agricultura no Huambo, Anaz Vidro, diz que o quadro é caótico, e deve-se em grande parte pela inactividade dos serviços de investigação. Clique no áudio e ouça:
Anaz Vidro diz mais, apesar das indicações de chuva em abundância, que a província poderá conhecer neste ano agrícola, a campanha poderá ficar comprometida por falta de sementes por parte dos camponeses. Clique no audio e ouça:
Para tornar ainda mais negro o presente ano agrícola, Anaz Vidro, diz que as cercas de duzentas e cinquenta e oito mil famílias camponesas envolvidas na presente campanha agrícola, ainda não receberam fertilizantes, agravada a intensidade da estiagem que vem do ano passado. Clique no áudio e ouça:
E para quem procura pela semente no mercado, diz que o preço não é católico para todos. Os camponeses, estes desistem logo na primeira abordagem que fazem aos comerciantes para saberem os preços deste factor produtivo. Ouça, no áudio abaixo, mais dados com a jornalista Noémia Martins:
Camponeses no Huambo clamam por sementes, sob pena de ano agrícola 2021/2022 estar comprometido.
Fonte: RNA