A subida vertiginosa do número de mortes e de casos positivos associados à Covid-19 em Angola ameaça o sistema de Saúde Nacional, que pode entrar em colapso, face a incapacidade de resposta.
Segundo a médica e especialista em medicina Interna e emergências médicas, Nádia Camate, caso o sistema de saúde entre em colapso, poder-se-à assistir a um cenário de caos.
De acordo com Nádia Camate, com o aumento constante dos números da pandemia, “não haverão técnicos suficientes para que o doente Covid-19 positivo em estado crítico receba os cuidados que devia” e mesmo aqueles com doença moderada, que tenham a atenção redobrada e as equipas trabalhem, porque “o número de doentes é muito”.
A especialista considera que tudo depois remete também aos cemitérios, onde deixa de haver lugares para colocar os mortos, facto que pode levar a assistirmos o que acontece na India e no Brasil, em que se recorre a valas comuns, porque já não há cemitérios.
A médica aponta a vacinação como a única solução para se evitar o caos, sobretudo nesta fase de circulação de novas estirpes. Clique no áudio e ouça:
Fonte: RNA