O Presidente da Republica, João Lourenço, já está em Washington, Estados Unidos da América. O Chefe de Estado Angolano, será homenageado, nesta segunda-feira, 20 de Setembro, pelo seu envolvimento em iniciativas ligadas a defesa do ambiente.
Acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o estadista angolano foi recebido no Aeroporto Internacional Washington Dulles pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Embaixador de Angola nos EUA, Joaquim do Espírito Santo, e por altos funcionários do seu gabinete.
Da agenda de trabalho, o presidente Angolano, prevê participar, segunda-feira (20), da Gala Anual da Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), durante a qual será outorgado com o prémio desta organização. Ouça, no áudio abaixo, o enviado especial da Rádio Nacional de Angola a Washington é o Isaías Afonso, que conta como será a agenda presidencial nos Estados Unidos da América:
Ainda de acordo com a agenda, o Presidente da Republica, João Lourenço, vai proferir um discurso na Gala Anual da Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente perante várias personalidades políticas, locais e estrangeiras, bem como congressistas.
No mesmo dia, participa numa mesa redonda sobre investimentos em Angola, iniciativa da Câmara de Comércio Estados Unidos da América-Angola, onde falará aos empresários americanos sobre projectos específicos em que podem investir em Angola.
No último dia da visita a Washington, João Lourenço vai ao Capitólio para um encontro com a líder do Congresso, Nancy Pelosi, e visita o Museu de História Afro-Americana, onde se vai encontrar com descendentes de escravos idos de Angola há mais de 400 anos e estabelecidos na região da Virgínia.
Os afro-descendentes tiveram participação relevante na formação dos Estados Unidos da América.
O Chefe de Estado angolano vai ainda conceder uma entrevista ao jornal “The Washington Post”, fundado em Dezembro de 1877, diário de maior circulação, publicado na capital dos EUA e o segundo maior do país, depois do “New York Times”.
Ainda em Nova Iorque, João Lourenço vai á participar do debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O Chefe de Estado angolano fará o seu discurso na tribuna político-diplomática mundial como o quinto orador no dia 23 do corrente.
Fonte: RNA