A FIBA África e a Comissão Organizadora do Afrobasquete feminino de Yaoundé, nos Camarões, decidiram adiar por mais 24 horas o começo da maior cimeira da bola ao cesto no continente. inicialmente previsto para esta sexta feira (17) a competição só abre neste sábado, 18 de Setembro, com dois jogos pela manhã, nomeadamente, Senegal/Guiné Conacry e Mali/Tunísia. Já no período da tarde, e após a cerimónia de abertura, entrará em cena a selecção da casa, os Camarões que defrontarão o Quénia, e fecham o primeiro dia de prova as selecções da Nigéria e de Moçâmbique, para o grupo de Angola.
Em relação à nossa selecção nacional, o técnico Walter Costa tem um discurso cauteloso ao perspectivar o que será a sua entrada em cena frente a Moçambique neste sábado. Clique no áudio e ouça:
Os distintos agentes da modalidade também vivem, com expectativa, o que será este Afrobasquete. O antigo técnico da modalidade, hoje analista, professor Santos Raul, chama atenção para o facto de Angola não desmoralizar no caso de perder logo o primeiro jogo. Clique no áudio e ouça:
Por sua vez, Jaqueline Francisco, antiga internacional angolana, que ressalta a presença de Clarice Mpaka, pensa que se soubermos aliar a experiência à juventude e conciliarmos tudo de bom que temos nos distintos sectores, podemos realmente fazer um bom campeonato. Clique no áudio e ouça:
Fonte: Rádio 5/RNA