Este sábado, 24/07, será um dia marcante para as equipas que lutam para a conquista, este ano, do Girabola, pois é neste dia que se disputa a 29ª jornada, a penúltima do campeonato, onde perder pontos é perder a corrida.
O Sagrada Esperança da Lunda-Norte, que ambiciona o segundo titulo depois de 2005, recebe o Progresso do Sambizanga no Dundo. Já o Petro de Luanda, que a par do Sagrada está na busca do caneco, tem uma deslocação difícil à cidade do Lubango, onde medirá forças com o Desportivo da Huila. Estes, em suma, são os dois jogos mais importantes da jornada 29. Mas, entretanto, há aflitos em busca da consolação a tentar à todo custo a permanência no Girabola. Tratam-se dos últimos da tabela, e que, a priori, um deles já não logra de esperanças, é o Ferrovia do Huambo que ocupa a última posição, com o escasso um ponto, e nesta jornada cruza com outro moribundo o Sporting de Cabinda, penúltimo da tabela classificativa. Outro aflito é o Santa Rita de Cassia, e tem uma deslocação difícil à Luada para medir forças com o 1º de Agosto, que luta pra consolidar a terceira posição no campeonato.
Para além dos jogos que marcam a corrida ao título, e a luta pela permanência, a jornada 29 compreende ainda as partidas:
Recreativo do Libolo – Williete de Benguela
Cuando Cubango FC – Académica do Lobito
Bravos do Maquis-Recreativo da Caála
Baixa de Cassanje-Interclube
Classificação
1º Sagrada Esperança-64 pontos
2º Petro de Luanda-64 pontos
3º 1º de Agosto-58 pontos
4º Bravos do Maquis-52 pontos
______________________
14º Santa Rita-28
15º Sporting de Cabinda-27
16º Ferrovia do Huambo-1
Fonte: Rádio5/RNA