O país vai poder conhecer uma nova divisão político-administrativa em 4 Províncias. Para dar expressão à essa intenção, o Titular do Poder Executivo, João Lourenço, nos termos da Constituição da República, criou uma Comissão Multissectorial coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.
As Províncias em destaque, são Cuando-Cubango, Lunda-Norte, Malanje, Moxico e Uíge. Na Lunda-Norte, o anuncio foi bem acolhido pela sociedade civil que acredita em estratégia que, uma vez concluída, vai colocar palmo e meio governados e governantes. Ou seja, se vai encurtar distâncias entre zonas da mesma jurisdição administrativa. Ouça, no áudio abaixo, mais dados com o jornalista Flávio Madeira:
No Moxico a ideia também foi bem acolhida, por estudiosos e académicos, que falam num desenvolvimento sustentável deste projecto que deve avançar, para acabar com as assimetrias. A extensão geográfica que separa, por exemplo, comunidades do interior à sede do poder do Moxico, que chega a ser de seiscentos quilómetros, tem estado na base das assimetrias entre as regiões que é tão somente a maior por extensão em Angola. Saiba mais, no áudio abaixo, com o repórter Ilídio Sérgio:
O controlo Administrativo-Politico é um dos ganhos da eventual divisão do Cuando Cubango em duas Províncias, estas que, segundo académicos e membros da sociedade civil naquelas paragens, podem fazer caminho mais solido para o desenvolvimento. Ouça, no áudio abaixo, toda informação na reportagem do Aristides Kito:
No Uíge, as autoridades tradicionais prometem campanhas de mobilização, junto das populações, da dimensão desta estratégia. Ouça, no áudio abaixo, o reporter João Alves como pormenor da informação:
Em Malange, há vozes que dizem que o projecto de divisão político-administrativa não se deve colocar, para as terras da Palanca Negra. Outros dizem que a ideia macro da estratégia é conferir aproximação, entre governados e governantes, e neste capitulo, a estratégia tem espaço em Malange. Saiba mais, no áudio abaixo, com o jornalista jornalista João Leandro:
Fonte: RNA