O Departamento de Estado norte-americano reconhece progressos no combate ao tráfico Humano em Angola. O relatório sobre Tráfico Humano de 2021, apresentado em Washington, pelo Departamento de Estado Norte-Americano, reconhece que o Governo angolano demonstrou esforços crescentes gerais, em comparação com o período de relatórios anteriores. Por este motivo, Angola foi promovida para o nível 2. Segundo o relatório do Departamento de Estado norte-americano, incluíram processar mais de quatro vezes o número de traficante, tomar medidas de aplicação da Lei contra um oficial, supostamente cúmplice de crimes e trafico, e investigar outro, e aumentar significativamente a cooperação transfronteiriça de aplicação da Lei.
O Governo de Angola não cumpre integralmente os padrões mínimos, para a eliminação do trafico, mas está a envidar esforços significativos para o fazer, diz o relatório. Sérgio Calundungo, Coordenador do Observatório Político e Social de Angola, diz trata-se de uma boa noticia para o bem de todos os angolanos. Clique no áudio e ouça:
Sérgio Calundungo falou também dos caminhos a seguir, para que futuramente se possam registar melhorias no combate ao tráfico humano. Clique no áudio e ouça:
FONTE: RNA