O Vice-Presidente da República, Bornito Baltazar Diogo de Sousa, viaja esta quinta-feira, 1 de julho, para a vizinha República da Zâmbia, onde participa, em representação do Chefe de Estado João Lourenço, nas cerimónias fúnebres do Primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth David Kaunda.
Além do acto solene de homenagem ao “Pai da Independência e Fundador da Nação” zambiana, o Vice-Presidente da República de Angola, tem, em agenda, encontros oficiais com diferentes entidades, com destaque para o Presidente da Zâmbia, Edgar Lungo, a quem deverá fazer a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Os restos mortais do primeiro presidente da Zâmbia vão ser sepultados no dia 7 de Julho em Lusaka no cemitério Presidencial. O programa do enterro de Kaunda será precedido por uma cerimónia fúnebre estadual nesta sexta-feira, 02 de Julho, no Estádio Nacional dos Heróis, em Lusaka.
Kenneth Kaunda, presidente fundador da Zâmbia e herói da libertação, morreu aos 97 anos de idade, a 17 de Junho, num hospital militar de Lusaka, onde estava a ser tratado a uma pneumonia.
Fonte: RNA