A jornada 27 do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2020-2021, toda ela disputada na tarde de quarta-feira, 30 de junho, foi marcada por muitos empates. Registaram-se exactamente quatro, três deles a zero, numa ronda em que os dois primeiros, ao ganhar, cumpriram com a sua obrigação, ao passo que o 3º classificado regressou aos triunfos.
No planalto central, o Petro de Luanda venceu, por (2/0) o irrequieto Ferrovia do Huambo. Jaime Sousa e Silva “Nejó”, treinador-adjunto do clube tricolor, reconheceu o quanto foi difícil o jogo, e deixou rasgados elogios ao clube do planalto central que, segundo ele, é um clube de futuro. Clique no áudio e ouça:
Já no leste do país, mais concretamente no Dundo, o Sagrada Esperança também venceu na recepção ao Wiliette Sport Clube de Benguela, por (1/0). Roque Sapiri, o treinador diamantífero que mantém a perseguição ao líder, sublinhou a ansiedade que vai tomando conta dos seus jogadores, mas deixou claro que, nesta altura, é proibido desperdiçar pontos. Clique no áudio e ouça:
O 3º classificado 1º D’Agosto, que estreou no banco o técnico Filipe Zanza, regressou aos triunfos. Venceu, no estádio nacional “11 de Novembro”, a Baixa de Cassange de Malange, por (3/0), situação enaltecida pelo novo treinador que aplaudiu a maneira aguerrida como a equipa se bateu. Clique no áudio e ouça:
Os 4º e 5º classificados, nomeadamente, o FC Bravos do Maquis do Moxico e o Interclube, acabaram o seu jogo num rígido empate a zero. Para Zeca Amaral, o treinador maquizarde que há muito não vence, acabou por ser um resultado justo. Clique no áudio e ouça:
Por sua vez, Ivo Campos, o treinador dos “polícias da capital” do país, gostou do jogo marcado por várias oportunidades, e no fim disse apenas que foi mais 1 ponto. Clique no áudio e ouça:
Nas terras altas da Chela o Recreativo da Caála também não passou de um empate, a zero, na visita ao Desportivo da Huíla, que está a precisar de pontos como de pão prá boca. Dudu Leite, treinador-adjunto do Recreativo da Caála, pensa que, por aquilo que a sua equipa fez, o resultado deveria ter sido outro. Clique no áudio e ouça:
Na zona dos aflitos, a descansada Académica do Lobito foi à Cabinda vencer e complicar as contas dos “leões” do ponto mais a norte do país, que anseiam garantir já a sua permanência. Águas da Silva, treinador lobitanga não escondeu a sua satisfação, pois, na sua óptica, a equipa está a jogar bem e a ganhar. Clique no áudio e ouça:
Do lado dos leoninos, desolado o treinador Daniel Mena Kuanzambi lamentou o desaire, que a sua equipa teve nesta partida com Académica do Lobito, por (0/2). Clique no áudio e ouça:
Ainda na zona de despromoção, a Baixa de Cassange de Malange perdeu, em Luanda, diante do 3º classificado 1º D’Agosto, por (3/0). O seu treinador Salomão Capote “Bigodinho” garantiu, depois do desaire, que a sua equipa se irá manter na mais fina flor do futebol nacional. Clique no áudio e ouça:
Resultados completos da 27ª jornada;
Ferrovia do Huambo 0/2 Petro de Luanda
Sagrada Esperança 1/0 Wiliette Sport Clube
Kuando Kubango FC 1/1 Progresso do Sambizanga
FC Bravos do Maquis 0/0 Interclube
Desportivo da Huíla 0/0 Recreativo da Caála
Sporting de Cabinda 0/2 Académica do Lobito
1º D’Agosto 3/0 Baixa de Cassange de Malange
Recreativo do Libolo 0/0 Santa Rita de Cássia
Na classificação geral, vai à frente o Petro de Luanda com 63 pontos, seguido do Sagrada Esperança com 61, do 1º D’Agosto com 54, do Interclube e do FC Bravos do Maquis cada um com 41 pontos. O último é o Ferrovia do Huambo com apenas 14. Tiago Azulão avançado do Petro com 15 golos marcados, é cada vez mais o artilheiro da competição.
Fonte: Rádio 5/RNA