Mais de 56 milhões de dólares é o montante arrecadado hoje pela SODIAM (Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola), com a venda, em leilão, de produções de diamantes especiais de Uari, Lulo, Catoca e Luele.
O conjunto diversificado de pedras especiais esteve entre um conjunto de licitação com um lote de composição ‘run-of-mine’ variado em todos os tamanhos da produção do kimberlito Luele da região de Luaxe.
O concorrido leilão atraiu mais de 50 empresas dos principais mercados diamantíferos do mundo, tendo as sessões de avaliação decorrido no período entre 9 e 23 deste mês, nas instalações da SODIAM.
O primeiro leilão de diamantes, recorde-se, ocorreu em Fevereiro de 2019, à luz da Nova Política de Comercialização de Diamantes, e em Dezembro do mesmo ano, a SODIAM realizou o segundo.
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a sessão de leilão não foi realizada, sendo que para a edição de hoje foram tomadas todas as medidas de precaução e biossegurança exigidas pelas autoridades sanitárias engajadas no controlo e combate à Covid-19.
De acordo com a SODIAM, no formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo
fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito, modelo que gera
maior transparência no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras disponíveis.
Este 3º leilão de diamantes foi considerado pela organização como o maior até ao momento, em termos de participação e valor arrecadado, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Fonte: RNA