O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho disse, hoje, 22 de Junho de 2021, em Luanda, que o trabalho abnegado, aturado e feito com dedicação e prontidão, por parte dos agentes do MININT é a chave para a redução das cifras criminais, que se reflectem nas estatísticas oficiais.
Laborinho teceu tais considerações quando discursava no acto central dos 42 anos de existência do MININT, que teve lugar nas novas instalações da Delegação do Interior de Luanda, em Camama.
“No capítulo da segurança pública, o país registou, em 2020, 67.097 crimes de tipicidades diversa, tendo havido redução de 3.570 crimes, numa média de 184 crimes cometidos por dia”, disse.
Portanto, prosseguiu o responsável, “este dado deve ser um dos indicadores de avaliação do desempenho das nossas forças. Ainda assim, devemos olhar, com foco necessário, para alguns crimes que, no particular, aumentaram, como é o caso das ofensas corporais.
Nesta tipicidade, um dado resssalta à vista: maior parte das ofensas corporais ocorreram em ambientes fechados, familiar e envolveram pessoas conhecidas, tornando difícil a intervenção policial na perspectiva preventiva” sublinhou.
Para fazer face a este tipo de crimes ocorridos em ambiente familiar, Eugénio Laborinho apelou aos cidadãos a denunciar quaisquer casos de violência intramuros, pois, disse, faz com que às autoridades competentes tomem conhecimento e abram os respectivos processos com vista ao apuramento da verdade material.
Fonte: RNA