O Executivo vai entregar, à gestão privada, os terminais de todos os Portos do país. De acordo com o Secretário de Estado para a Marinha Mercante e Portos, Carlos Borges, o Executivo tem já definido, e em curso, um plano estratégico que dá corpo ao projecto.
Carlos Borges revela, que depois dos Terminais Multiusos de Luanda, e de Carga e Contentores do Lobito, os próximos a serem entregues à gestão privada são os do Porto Caio em Cabinda, do Namibe e do Amboim. Clique no áudio e ouça:
O Secretário de Estado para a Marinha Mercante e Portos, esclarece ainda que a intenção do Executivo é entregar, ao sector privado, o papel de dinamizar a economia nacional, enquanto o Estado se ocupa apenas em regular o mercado. Clique no áudio e ouça:
E o Presidente da Comissão de Adjudicação dos Terminais Portuários, e consultor do Ministério dos Transportes, João Fernando, avança que o novo modelo adoptado, para a gestão dos terminais portuários, vai permitir melhorar a qualidade dos serviços, além dos Portos ganharem novas infraestruturas. Clique no áudio e ouça:
Já o economista José Santos, dá nota positiva ao novo modelo de gestão dos Terminais Portuários, adoptado pelo Executivo, mas mostra-se preocupado com a componente recursos humanos. Clique no áudio e ouça:
Fonte: RNA