O Procurador Geral da República, Hélder Pita Gróz, disse, na Província da Lunda-Sul, que o caso dos Oficiais da Casa de Segurança da Presidência da República, está em segredo de justiça.
O Procurador Hélder Pita Gróz está na Lunda-Sul, onde vai orientar a reunião de balanço do Corredor leste do Ministério Público. Ouça, no áudio abaixo, mais detalhes com o repórter Guilherme Martins:
Especialistas em economia e em direito Económico entendem, que existe figuras de proa do sistema financeiro nacional envolvidas neste caso. Economistas e Juristas dizem que, dada a gravidade do assunto que expõe as fragilidades do nosso sistema financeiro, a Unidade de Informação Financeira (UIF) e o Banco Nacional de Angola (BNA), podem ajudar a esclarecer este caso.
O especialista em Direito económico, Vicente Pongolola, não entende como é que são transferidas e levantadas avultadas somas financeiras em bancos, sem que soa os alarmes da Unidade de Informação Financeira. Clique no áudio e ouça:
Vicente Pongolola defende ainda a continuidade das investigações, para que se encontrem os reais responsáveis deste caso, e que sejam responsabilizados judicialmente todos os envolvidos. Clique no áudio e ouça:
E o economista e gestor bancário, Afonso Malaca, alerta para a possibilidade de existência de outros casos, dadas as fraquezas do nosso sistema financeiro. Clique no áudio e ouça:
Foram os pontos de vista do Economista e Jurista à propósito do caso de porte ilegal de avultadas somas de dinheiro, que envolve generais ligados à Presidência da República.
Fonte: RNA