África, continente berço, está a comemorar esta terça-feira, 25 de Maio, o seu dia. Foi nesta data, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano.
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio, como o Dia da África, ou Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana (UA), mas a celebração da data manteve-se.
A Comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, angolana Josefa Leonel C. Sackó, fala dos pilares da nova agenda da organização, virada para a resolução dos problemas da juventude, da mulher e das crianças. Clique no áudio e ouça:
Josefa Leonel C. Sackó reconhece, no entanto, que a pandemia da Covid-19 tem tido um impacto negativo, na segurança alimentar do continente berço, e anuncia a utilização de um Fundo de Emergência de 5 milhões de dólares americanos, para acudir os países mais afectados. Clique no áudio e ouça:
Fonte: RNA