Assinala-se esta terça-feira, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. A data está a ser comemorada sob o lema, “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Por cá, o Museu Regional de Cabinda enfrenta vários constrangimentos, que impedem o seu bom funcionamento. Ouça, no áudio abaixo, toda informação com o repórter Henriques Frederico:
Já na província da Huíla, o Museu regional local é um autêntico portal da cidade do Lubango, e representa também as províncias do Cuando Cubango, Namibe e Cunene. Clique, no áudio abaixo, e ouça mais detalhes com o repórter Valdo Esteves:
E na Província da Lunda-Norte, o Museu Regional do Dundo, tem 35 anos de existência e o seu acervo continua a ser preservado, para alegria dos visitantes. Clique, no áudio e ouça, toda informação como repórter Sapalo Chinguenheca:
Ainda sobre a data;
O Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, em nota, por ocasião de mais esta celebração, considera a data particular e oportuna, para reflexão profunda, em torno das novas exigências de gestão das instituições museológicas nacionais.
Na nota, realça que o Ministério reconhece a necessidade de incorporar os museus e equipamentos equiparados, ao serviço da investigação sistematizada e do turismo cultural, proporcionando uma maior consciencialização do valor do património material e imaterial, enquanto recurso para o desenvolvimento, exigindo maior rigor no conhecimento e valorização do nosso passado histórico.
Neste dia, “apelamos aos profissionais dos museus e seus auxiliares, novas reflexões que venham a resultar em formas pedagógicas de abordagem do resguardo e preservação da historicidade, localizado nas instituições museológicas, enquanto espaços simbólicos de conservação que assumem, cada vez mais, maior importância no desenvolvimento cultural das sociedades e da sua memória colectiva”, adianta o Ministro na nota.
Fonte: RNA