O relançamento do crescimento das economias africanas, para superar o impacto da Covid-19, vai dominar esta terça-feira, 18 de Maio, a Cimeira que junta, em Paris, o Presidente francês Emmanuel Macron, e alguns Chefes de Estado africanos.
A cimeira França-África, em que participam, também, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Africano de Desenvolvimento BAD, pretende criar um pacote de apoio massivo, para as economias africanas.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, é um dos 15 Chefes de Estado presentes nesta Cimeira, que capital francesa acolhe. Ouça, no áudio abaixo, mais informações com os enviados especiais da RNA à Paris, José Luís faria e Isaías Afonso:
E antes da Cimeira, o Ministro das Relações Exteriores de Angola, defendeu, em Paris, que é preciso que os países africanos tenham acesso igual à vacina da Covid-19. Tete António, que falava à Rádio França Internacional, afirmou que ter parte do globo vacinado contra a Covid-19, não irá resolver o problema da pandemia. Clique no áudio e ouça:
Em relação a Cimeira França-África, o Ministro angolano das Relações Exteriores espera que a mesma traga soluções inovadoras, para que a economia do continente saia da actual crise, de forma controlada. Para Tete António, a dívida externa não pode ser o único caminho para se alavancar a economia do continente. Clique no áudio e ouça:
Fonte: RNA