O Sindicato Nacional de Professores e trabalhadores do ensino não universitário (Sinptenu) decidiu sábado, 17 de Abril, avançar para uma greve nacional dividida pelos meses de Abril, Maio e Junho, para exigir melhores condições laborais e promoções.
A primeira fase da greve nacional irá decorrer entre 22 e 27 de Abril, enquanto a segunda fase irá realizar-se entre 24 e 27 de Maio, e a terceira fase de 14 de Junho a 2 de Julho.
Segundo o Sinpetnu, em nota enviada à Lusa, a declaração da greve nacional foi aprovada sábado(17), na sequência de uma assembleia representativa dos trabalhadores do ensino não universitário, em Luanda, que analisou o caderno reivindicativo remetido à entidade empregadora.
Outros motivos para a greve, acrescenta o sindicato, são a não promoção de categorias e a não fixação de um prazo, para a actualização da tabela salarial, numa altura em que o poder de compra dos salários já desceu mais de 40 por cento.
Na Província do Bengo, as reacções da greve já se fazem sentir, com a confirmação por parte dos professores e trabalhadores do ensino não universitários. Clique no áudio, abaixo, e ouça toda informação com o repórter Vladimir Afonso:
Fonte: RNA