A Petrolífera ENI – SPA anunciou terça-feira, 6 de abril, em Luanda, que pretende investir, nos próximos quatro anos, sete biliões de dólares na pesquisa, produção, refinação e energia solar.
O anúncio foi feito pelo presidente executivo de Upstream da ENI, Guido Brusco, à saída da audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano João Lourenço. Guido Brusco adiantou à imprensa que, na audiência, o Presidente João Lourenço e Cláudio Descalzi analisaram os projectos, para a produção de gasolina e diesel biológico.
Trata-se de projectos que deverão impulsionar a agricultura e reduzir as emissões de carbono. Guido Brusco afirmou que a Província do Namibe poderá contar, dentro de um ano, com um projecto de produção de 50 megawatts, para substituir o sistema eléctrico a diesel, que permitirá poupar quatro vezes mais do que se gasta actualmente.
O responsável disse acreditar que os investimentos, em curso, garantirão maior número de empregos, principalmente, no domínio da agricultura.
Já no domínio social, estão em curso em Cabinda, Huíla e Namibe projectos para facilitar o acesso à água potável e e energia eléctrica, bem como para a melhoria dos serviços de saúde.
Fonte: RNA