O Banco Mundial aprovou a segunda parcela de financiamento de apoio orçamental para Angola no valor de 700 milhões de dólares.
Com a aprovação desse montante, o apoio do Banco Mundial a Angola no âmbito do Development Policy Operation, chega aos 1,2 mil milhões de dólares.
Segundo o Ministério das Finanças( MINFIN), as operações de financiamento às políticas de desenvolvimento do Banco Mundial visam ajudar o parceiro do banco a alcançar o crescimento sustentável e reduzir a pobreza, por via de um Programa de Políticas e Acções Institucionais.
O MINFIN considera que a aprovação desta segunda parcela do financiamento do Banco Mundial à Angola, constitui um dado muito relevante a registar no âmbito da gestão da economia do país e demonstra, mais uma vez, a confiança da comunidade financeira internacional no Programa de reformas que o Executivo angolano tem estado a desenvolver com vista a consolidar a estabilidade macroeconómica do país e relançar a actividade produtiva de Angola, como base para combater a pobreza e aumentar o nível de rendimentos e de bem estar dos cidadãos.
Recorde-se que, além do financiamento ao orçamento, o Banco Mundial tem apoiado o Governo Angolano em diversos projectos e diagnósticos, bem como com o provisionamento de Assistências Técnicas Reembolsáveis e não Reembolsáveis, visando a capacitação dos quadros e instituições angolanas.
Fonte: RNA