A Governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, revelou quinta-feira, 25 de Fevereiro, em Luanda, que a estiagem naquela província já provocou a saída de perto de mil pessoas nos municípios do Curoca, da Cahama e de Ombadja que estão agora a viver nas proximidades dos rios.
Gerdina Didalelwa deixou estas notas na reunião do Conselho Nacional de Águas, orientada pelo Vice-Presidente da República Bornito de Sousa, que incidiu a sua agenda no fenómeno da estiagem no sul do país, e apreciou a proposta anual de actividades para 2021. O Conselho Nacional de Águas, é o órgão consultivo permanente do titular do poder executivo, para a coordenação e articulação dos diferentes sectores em matéria de recursos hídricos.
Na reunião, o Ministro da Economia e Planeamento Sérgio Santos, assegurou orçamento para pesquisas de águas subterrâneas. Sérgio Santos, sublinhou que o problema da seca cíclica no sul do país, consta das prioridades do governo, e por isso, colocou acento tónico na aposta de construção de projectos estruturantes para combater o fenómeno. Carolina Barradas. Clique no áudio, abaixo, e ouça toda informação na reportagem com Carolina Barradas:
Fonte: RNA