Angola fecha esta terça-feira, 19 de Janeiro, a primeira fase do Campeonato do Mundo de andebol sénior masculino, que decorre no Egipto, ao jogar no Borg El Arab Stadium, às 15 horas e 30 minutos, para a terceira jornada do grupo C, com o campeão asiático Japão.
Nas duas primeiras partidas, Angola perdeu com o Qatar, por (25-30), e com a Croácia, por (20-28). A seleção nacional está obrigada a vencer o Japão, para se qualificar à fase de título.
Nesta copa do Mundo a nossa seleção ainda não pontuou, e é a quarta e última do grupo C. Por sua vez, o Japão tem um ponto, que o coloca em terceiro lugar no grupo, como resultado de um empate a 29 golos diante da Croácia, e uma derrota frente ao Qatar, por (29-31).
O melhor marcador da nossa seleção é o meia-distância direito Adelino Pestana Amarelo, com 8 golos, e o mais certeiro do Japão é o meia-distância Yutu Agarie, com 11 golos.
O guarda-redes titular de Angola, Geovanni Muachissengue, tem uma eficácia de 25 %, com 15 defesas em 60 remates, ao passo que o guarda-redes principal do Japão, Yuta Iwashita, tem um aproveitamento de 24 %, com 12 defesas em 49 remates.
De recordar que, no Mundial passado, em 2019, Angola derrotou o Japão, por (32-29), nas classificativas da 20ª a 24ª posições.