CANAL A - Destaque

Dívida das Missões Diplomáticas surpreende Secretária de Estado para o Orçamento

todayDezembro 2, 2020 239

Background
share close

A Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza Nacila Gomes da Silva, manifestou-se surpresa com a questão das dívidas, das Missões Diplomáticas angolanas, quando foram já disponibilizados quarenta e oito milhões de dólares, para a sua liquidação.

Segundo o Jornal de Angola, Aia-Eza Nacila Gomes da Silva respondia à preocupação, colocada pela presidente da Comissão de relações exteriores, cooperação internacional e comunidades angolanas da Assembleia Nacional, Josefina Pitra Diakité, durante a discussão, na especialidade, da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2021.

Aia-Eza Nacila Gomes da Silva explicou, que acerca de dois anos, depois de o Presidente da República, João Lourenço, assumir funções, um dos primeiros dossiês que o Ministério das Relações Exteriores apresentou, foi a situação das dívidas das Missões Diplomáticas.

Segundo a Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, a questão das alterações do câmbio, foi a justificação apresentada pelos responsáveis das Missões, salientando que se queixavam, também, do facto de o Ministério das Finanças fazer as transferências sempre em Kwanzas, que, transformados em dólares, eram quase nada.

Aia-Eza Nacila Gomes da Silva explicou, que a primeira solução, na altura, encontrada pelo Ministério das Finanças, foi redimensionar o processo, tendo em conta que a situação não ia melhorar tão cedo.

A governante explicou ainda, que foi feita a redução de pessoal, algumas Embaixadas foram fechadas, e o processo foi avançando, tendo-se apurado um montante em dívida de aproximadamente quarenta milhões de dólares.

De acordo com Aia-Eza Nacila Gomes da Silva, o Ministério das Finanças defendeu, na altura, que o importante era pagar e controlar a dívida.

Assim, foram constituídas equipas conjuntas entre o Ministério das Relações Exteriores e das Finanças, para certificar, verificar e pagar.

Contudo, segundo Aia-Eza Nacila Gomes da Silva, o dinheiro foi atribuído, com o compromisso das Missões justificarem, depois, os pagamentos feitos.

A governante frisou, entretanto, que muitas destas Missões nunca chegaram a justificar, na totalidade, os pagamentos, mas o dinheiro foi enviado.

Sobre o assunto, o economista angolano, Daniel Sapateiro, apresentou algumas soluções, para a eliminação, definitiva, destas dívidas cíclicas. Clique no áudio, em baixo, e saiba mais na reportagem:

  • cover play_arrow

    Dívida das Missões Diplomáticas surpreende Secretária de Estado para o Orçamento RNA

Fonte: RNA – Jornalista Teresa Baião

Editor: RNA

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Priority Industria provides new jobs for the youth at Luanda-Bengo Special Economic Zone

Priority industry has also been contributing for the country´s economic diversification programme. It has created new jobs for the Angolan youth at Luanda Special Economic Zone, with direct impact in the life of the citizens. This was said by the head of the financial department of the company, Leonardo Chinga, who added that 95 per cent of the company´s labour force are Angolans, where 27 per cent of this figure […]

todayDezembro 1, 2020 120

0%
donut_large