O reinício das aulas no ensino primário em Angola poderá ficar anulado, temporariamente, e não suspenso, segundo garantias dadas pelo Secretário de Estado da educação, quando trabalhava segunda-feira, 26/10, na província do Kwanza-Norte.
Falando à Reportagem da RNA, Francisco Pacheco, precisou que, o ano lectivo reatou agora em Outubro, e vai até Junho – “Quando houver motivo, isto sim, nós iremos suspender as aulas”, afirmou.
“Sabíamos perfeitamente, que estes seriam os meses de maiores infecções no país, mas estamos a aguardar caso isto não afecte muito os alunos, aí sim o Ministério da saúde poderá pronunciar-se sobre o caso. Podíamos ter o reinício das aulas no ensino primário, tal não se deu por causa desta situação, então, estamos a aguardar que se normalize, quando acontecer nos poderemos prosseguir”, explicou.
Por outro lado, o governante indicou responsabilidades às Administrações locais da província do Kwanza-Norte, na aquisição de material de reforço as condições de prevenção e combate à Covid-19.
A referida província está com um bom trabalho ao nível das escolas, visto que, grande parte delas são dependentes, não têm orçamento próprio para assegurar o seu funcionamento.