RNA

Atenções para maior fluxo de financiamento em África e não perdão da dívida – Ministra Vera Daves

todayOutubro 14, 2020 130

Background
share close

A ministra das finanças de Angola afirmou terça-feira, 13/10, em Luanda, que, os países africanos necessitam neste momento, além de mais tempo para pagar a dívida externa, maior fluxo financeiro para continuar a investir e a crescer, noticiou a RNA.

Vera Daves sustentou que, na agenda não está a discussão do perdão da dívida, mas sim mais tempo para o pagamento da dívida.

“Por isso, temos advogado que é necessário conciliar esta iniciativa com outras relacionadas com a atracção de investimento directo, de mais financiamento…, porque se não ficamos numa armadilha e não saímos”, alertou.

Mas, o acesso a estes fluxos de financiamento deve ser de forma responsável, frisou, porque como é o caso de Angola, há um endividamento acima dos cem por cento – “De modo que, não nos convém endividarmo-nos muito mais”, disse.

Além do diálogo constante com as instituições de financiamento, a Ministra, Vera Daves referiu que, o país, não pode deixar de ter acesso aos Fundos, tendo em conta que, as receitas fiscais angolanas, ainda não são suficientes para levar a cabo o conjunto de investimentos em infraestruturas.

De notar que, a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa chefia a delegação angolana que participa na Reunião do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, FMI, a decorrer em vídeo –conferência, até ao dia 17 de Outubro.

Editor: RNA

Rate it

Notícias

0%
donut_large