CANAL A - Destaque

Filho de ex-presidente de Moçambique condenado a 12 anos de prisão

todayDezembro 7, 2022 240

Background
share close


O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo condenou esta quarta-feira Ndambi Guebuza, filho do antigo presidente de Mocambique, a 12 anos de prisão pelo seu envolvimento no caso das Dívidas Ocultas.

O tribunal considerou que Ndambi Guebuza influenciou o pai na aprovação do Projecto de Proteção da Zona Económica Exclusiva e recebeu subornos.
O filho mais velho do antigo chefe de Estado foi condenado pelos crimes de associação para delinquir, chantagem, tráfico de influência, falsificação, peculato e branqueamento de capitais.
Na sentença lida na tenda da cadeia de máxima segurança em Maputo, o juiz Efigénio Baptista condenou ainda a 12 anos de prisão António Carlos do Rosário, antigo diretor de inteligência económica da secreta moçambicana e ainda o ex-diretor-geral Gregório Leão.As penas variam de dez a 12 anos, numa sentença que ficou marcada pela absolvição de oito dos 19 arguidos por falta de provas do seu envolvimento no calote.

Por outro lado, o Tribunal considera que, querendo o Ministério Público fazer valer alguns direito de indemnização resultante dos danos causados ao Estado pelas empresas Proindicos, Ematum e MAM, é a estas que se deve demandar e não aos condenados.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Chefe de Estado destaca papel do BNA na estabilização da economia angolana

O Presidente da Republica, João Lourenço diz que o Banco Nacional de Angola tem cumprido o seu papel de órgão regulador da nossa economia. João Lourenço falava nesta terça-feira na Cerimonia de empossamento do Governador do BNA, José de Lima Massano, para mais um mandato afrente do Banco Nacional de Angola. José de Lima Massano garantiu na ocasião que o BNA está a criar condições para que tenhamos uma economia […]

todayDezembro 7, 2022 171

0%
donut_large