CANAL A - Destaque

Primeira Dama da República quer contar com parceiros internacionais para implementar programas ligados à saùde, educação, ambiente e cidadania

todayNovembro 16, 2022 285

Background
share close

A Fundação Ngana Zenza para o desenvolvimento comunitário, dirigida pela primeira dama da república, Ana Dias Lourenço, prevê implementar  até 2025 projectos e programas nos domínios da saúde, educação, meio ambiente e cidadania e espera contar com apoio de Merk Foudndation e outros parceiros.

Falando esta terça-feira por ocasião da Nona Edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary e do Quinto aniversário da Merck Foundation do quinto aniversário, a primeira dama sublinhou que a “estratégia prevê a promoção da saúde, em especial de mulheres e crianças, através do acesso aos cuidados básicos de saúde, em geral, da saúde sexual e reprodutiva e da educação”

Ana Dias Lourenço realçou que foi definido como objectivo principal, “favorecer o desenvolvimento de uma educação inclusiva, que considere as diferentes necessidades e capacidades das crianças, jovens e adultos”.

A primeira dama, que interveio via online, descreveu também a importância da troca
de experiências e cooperação no domínio da Educação, em especial no projecto “Educar a Linda/Educar a Weza” e no domínio da Saúde, onde se prevê “desenvolver um projecto de saúde móvel intitulado Tata Uhayele (cuide da sua saúde na língua nacional Umbundu)”.

“Este projecto que alia a criatividade e a saúde ao serviço das populações, através da gestão de Carruagens Clínicas ao longo na linha ferroviária, no corredor do Lobito ao Luau, numa primeira fase, e depois nas outras duas linhas, de Moçamedes e de Luanda, priorizando a prestação de cuidados primários de saúde, às comunidades das Províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com especial ênfase ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres”, afirmou Ana Dias Lourenço.

Recordou que a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário foi criada em Fevereiro deste ano e pretende actuar em Angola como “veículo impulsionador e mobilizador no desenvolvimento de projectos que criem um forte propósito e possam ser continuados, preservados e replicados para o futuro de Angola e dos angolanos”’

Sublinhou que foram escolhidas as áreas da economia local, do desenvolvimento comunitário rural, da protecção e solidariedade social, da saúde, da educação, da cultura e do ambiente para de forma transversal e com as comunidades fazer acontecer a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

A conferência anual organizada pela Merck Foundation decorre no Dubai este ano pretende ouvir as primeiras-damas de 15 países, incluindo Angola, sobre as estratégias e o impacto dos programas de parceria no domínio da saúde reprodutiva e educação das meninas.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Reforço da cooperação económica e empresarial entre Angola e Noruega leva à Oslo Presidente João Lourenço

O Presidente da República, João Lourenço, segue hoje viagem à Oslo, Noruega, onde vai falar com homens de negócios e potenciais investidores noruegueses. E a  ideia de diversificar as áreas de cooperação entre Angola e a Noruega, vai capitalizar a visita do Presidente da República em Oslo. Actualmente a cooperação económica e empresarial entre os dois países está basicamente assente no sector petrolífero, que que as duas partes querem ver […]

todayNovembro 16, 2022 250

0%
donut_large