O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, destacou o papel de Angola ao nível de acções de facilitação para adaptação às alterações climáticas.
Essas acções permitem o país integrar a lista de países beneficiários do projecto de facilitação para adaptação às alterações climáticas, baseada na transparência, parceria, protecção aos trabalhadores e ao ambiente.
“Um dos projectos já em andamento e com resultados satisfatórios é a parceria entre empresas americanas e o governo angolano consubstanciado num investimento de 2 bilhões de dólares para a construção de novos projectos solares em Angola”, lembrou o presidente norte-americano na sua intervenção na Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre no Egipto.
Joe Biden fazia alusão ao acordo assinado em Washington, no passado mês de Setembro, entre o Ministério da Energia e Águas e a SUN África, empresa norte-americana que actua no sector das energias renováveis.
Na sua intervenção, testemunhada por parte da delegação angolana à Conferência, entre os quais embaixador acreditado o Egipto, Nelson Cosme, e a Secretária de Estado para o
Ambiente, Paula Francisco Coelho, Joe Biden pediu para que todos os países reduzam as emissões de gases com efeito de estufa, assegurando que os EUA estão fazer a sua parte na luta para limitar o aquecimento global.