CANAL A - Destaque

Conecta Angola restabelece conectividade para mais de dois mil cidadãos no município do Canzar na Lunda Norte

todayOutubro 4, 2026 11

Background
share close

Mais de dois mil cidadãos do município do Canzar, na Lunda Norte, voltaram a ter acesso aos serviços de comunicação e Internet, depois do restabelecimento da conectividade no âmbito do projecto Conecta Angola.

A intervenção foi realizada por equipas do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, GGPEN, que trabalharam durante a madrugada para recuperar a ligação através do ANGOSAT-2.

O ponto de acesso instalado assegura cobertura num raio de 250 metros. Para chegar ao Canzar, a equipa técnica percorreu 116 quilómetros desde o Dundo, numa viagem de cerca de três horas e 15 minutos.

A missão de recuperação da conectividade já passou pelas províncias do Bengo, Cuanza Sul, Malanje, Uíge, Zaire, Bié e Moxico, seguindo agora pela Lunda Norte e Lunda Sul.

Além da recuperação e migração das antenas para o ANGOSAT-2, as equipas estão a instalar a aplicação Observa+ em instituições de ensino e a mobilizar as comunidades para a participação na Semana Mundial do Espaço 2026.

O projecto Conecta Angola pretende ampliar e recuperar o acesso aos serviços de comunicação em comunidades que ainda enfrentam limitações de conectividade.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

RADIO 5 - Destaque

Luanda será a partir de amanhã a capital do Andebol africano a nível de clubes

Luanda será a partir de amanhã a capital do Andebol africano a nível de clubes, com a disputa da quadragésima sétima edição do africano em seniores masculinos e femininos. Os jogos começam às 12h, com o Petro de Luanda a defrontar o FAP dos Camarões e o Inter Clube a medir forças diante do Alali do Egito. A cerimónia de abertura acontece às 17h. Interclube ,Petro de Luanda e 1º […]

todayOutubro 4, 2026 12

CONTACTOS

0%
donut_large