
A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, defendeu em Nova Iorque a necessidade de reforçar a presença das mulheres nos mais altos níveis de liderança do sistema multilateral.
A governante angolana intervinha no Diálogo Ministerial Anual do Grupo de Amigos sobre a Paridade de Género, subordinado ao tema “Promover o Equilíbrio de Género na Liderança Global: Reflexões sobre a Selecção do Secretário-Geral em 2026”.
Na ocasião, Ana Paula do Sacramento Neto sublinhou que a discussão sobre liderança feminina assume particular relevância num momento em que a comunidade internacional se prepara para o processo de escolha do próximo Secretário-Geral das Nações Unidas.
A ministra destacou que Angola apoia a promoção da paridade de género na liderança global, compromisso que se enquadra nos princípios da Plataforma de Acção de Pequim e nos objectivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Apesar dos progressos registados nas últimas décadas, a governante reconheceu que a representação das mulheres nos mais altos níveis de decisão política e institucional ainda não reflecte a diversidade e o potencial das sociedades.
Durante o encontro, Ana Paula do Sacramento Neto levantou ainda a questão sobre o impacto que a eventual eleição de uma mulher para o cargo de Secretária-Geral das Nações Unidas poderá ter no reforço da agenda da igualdade de género e na promoção da liderança feminina a nível mundial.