CANAL A - Destaque

Classe A do Carnaval de Luanda desfila hoje com 13 grupos na Nova Marginal

todayFevereiro 16, 2026 62

Background
share close

Com o estilo semba a predominar, 13 grupos carnavalescos da Classe A desfilam, nesta segunda-feira, na Nova Marginal, no acto central do Carnaval de Luanda, um dos momentos mais aguardados da maior manifestação cultural do país.

Na presente edição, participam grupos carnavalescos provenientes de vários municípios da capital, que vão exibir hábitos e costumes da província através de danças tradicionais como o semba, a kazukuta e a cabecinha. Entre os grupos mais emblemáticos, como União Mundo da Ilha, União Sagrada Esperança, União Kiela e União Recreativo do Kilamba, espera-se a apresentação de enredos fortemente inspirados na cultura nacional.

Durante o desfile, os jurados irão avaliar diversos critérios, nomeadamente coreografia, canção, alegorias, corte, bandeira, trajes, falange de apoio e o enredo, onde a figura do “comandante” assume especial destaque.

Os resultados finais do concurso serão divulgados na próxima quarta-feira. Na Classe A, os cinco últimos classificados serão despromovidos para a Classe B, enquanto os cinco primeiros da Classe B ascendem ao escalão principal.

O grupo União Mundo da Ilha, do município da Ingombota, continua a liderar a galeria dos vencedores do Carnaval de Luanda, com 14 títulos conquistados, tendo em conta que as edições 43.ª (2021) e 44.ª (2022) foram realizadas em formato especial devido à pandemia da Covid-19. O actual campeão da Classe A é o União Recreativo do Kilamba, do município do Rangel.

A edição deste ano decorre sob o lema “Carnaval, a Nossa Identidade na Valorização Cultural”. Antes do acto central, já desfilaram na Nova Marginal 15 grupos das classes Infantil e B de Adultos, num ambiente marcado pela tradição, diversidade cultural e pela valorização das novas gerações

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Angola e Nigéria assinam acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço

Angola e a Nigéria assinaram, este domingo, em Addis-Abeba, um Acordo de Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço, com vista ao reforço da cooperação bilateral e à facilitação da mobilidade institucional entre os dois países. O acordo foi rubricado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Yusuf Maitama Tuggar, à margem dos encontros de alto […]

todayFevereiro 16, 2026 15 1

CONTACTOS

0%
donut_large