
O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, reuniu-se hoje, 9 de Fevereiro de 2026, em Luanda, com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, com o Presidente do Conselho da República Togolesa e Mediador da União Africana, Faure Gnassingbé, e com o antigo Chefe de Estado da Nigéria, Olusegun Obasanjo, no quadro dos esforços africanos para a pacificação do Leste da RDC.
No final do encontro, os líderes decidiram apelar às partes em conflito na República Democrática do Congo para a declaração de um cessar-fogo, a entrar em vigor numa data e hora a serem acordadas, encorajando igualmente a aceleração da implementação dos mecanismos de verificação do cessar-fogo, acordados em Doha, a 14 de Outubro de 2025.
A reunião conferiu ainda a Angola o mandato para iniciar consultas com todas as partes congolesas interessadas, com vista à criação das condições necessárias para a realização de um diálogo inter-congolês inclusivo.
Os dirigentes recordaram também as decisões constantes do Acordo de Washington, de 4 de Dezembro de 2025, bem como das Resoluções 2773 e 2808 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que preveem a retirada das tropas ruandesas do território congolês e a neutralização das Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR).
O encontro de Luanda reafirma o papel central de Angola na mediação africana e no reforço dos esforços diplomáticos para a paz, segurança e estabilidade na Região dos Grandes Lagos.