Angola é hoje apontada como o país africano com maior crescimento turístico e o quarto no mundo, com um aumento de 30% nas chegadas internacionais.
São dados da ONU Turismo e que foram apresentados esta quinta-feira pelo ministro do Turismo, no primeiro dia do Conselho Consultivo do sector.
Os dados apresentados pelo ministro do Turismo, Márcio Daniel, revelam o número de postos de trabalho, o que significa que, por cada mil turistas que entraram em Angola em 2025, foram criados 10,6 novos empregos. Clique no áudio e ouça:
E, no discurso de abertura, o ministro de Estado para a Coordenação Económica revelou que o Plano Nacional de Fomento ao Turismo – PLANATUR, articulado com a Estratégia de Longo Prazo 2050 e com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027, entende que o sector deve assegurar uma contribuição de 1,9% do Produto Interno Bruto.
Para José de Lima Massano, o desenvolvimento do sector do turismo deve envolver todos os angolanos, e o sector público e privado devem caminhar juntos, com responsabilidades partilhadas, para que se possa construir um sector dinâmico, capaz de contribuir para a diversificação da economia. Clique no áudio e ouça: