
O Ministério da Saúde de Angola e a Huawei Technologies Angola assinaram, esta segunda-feira, em Shenzhen, na China, um Memorando de Entendimento para o reforço da Saúde Digital no país, no quadro da visita oficial da ministra Sílvia Lutucuta à República Popular da China.
O acordo visa impulsionar a modernização do Sistema Nacional de Saúde, com destaque para a digitalização progressiva de hospitais, implementação de telemedicina, imagiologia digital e uso de inteligência artificial aplicada à saúde.
Segundo a ministra Sílvia Lutucuta, a parceria enquadra-se no processo de apetrechamento do novo Hospital Américo Boavida e no reforço da formação de recursos humanos, prevendo apoio à capacitação de cerca de 38 mil profissionais de saúde e a realização de mais de 500 mil consultas médicas remotas ao longo de quatro anos.
O memorando contempla ainda soluções de conectividade hospitalar, telenfermagem e desenvolvimento de talentos nacionais em tecnologias de informação aplicadas à saúde.
A governante destacou o carácter estratégico da cooperação com a Huawei e reiterou o compromisso de Angola em aprofundar as relações com a China, com vista à melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.