C.Internacional - Destaque

Amnistia Internacional considera que, um ano após o regresso de Trump à Casa Branca, há uma escalada “autoritária”

todayJaneiro 20, 2026 25

Background
share close

A organização Amnistia Internacional denunciou hoje uma escalada de práticas autoritárias do Governo dos Estados Unidos desde que Donald Trump regressou à Casa Branca, há um ano, alertando para a erosão dos direitos humanos naquele país.

Num relatório divulgado para assinalar o primeiro aniversário do segundo mandato de Trump como Presidente dos Estados Unidos da América, a organização internacional de defesa dos direitos humanos alerta para o encerramento do espaço cívico, o enfraquecimento do Estado de direito e a forma como essa situação está a pôr em causa os direitos humanos, quer no país quer além-fronteiras.

O documento conclui que as práticas autoritárias da administração Trump estão a aumentar os riscos para jornalistas e pessoas discordantes, incluindo manifestantes, advogados, estudantes e defensores dos direitos humanos.

O relatório, intitulado “Soando os Alarmes: Aumento das Práticas Autoritárias e Erosão dos Direitos Humanos nos EUA”, documenta a escalada da situação em 12 áreas nas quais, segundo a Amnistia Internacional, “o Governo Trump está a abalar os pilares de uma sociedade livre”.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Ministro do Planeamento está em Davos, Suíça, a participar da reunião anual do Fórum Económico Mundial, que vai na sua 56.ª edição

O Ministro do Planeamento chefia a delegação angolana que, desde ontem, participa em Davos, Suíça, na reunião anual do Fórum Económico Mundial, que vai na sua 56.ª edição. A reunião, que decorre sob o lema “Um espírito de diálogo”, está a abordar questões globais da economia e o estabelecimento de prioridades para a resolução de problemas em torno dos desafios partilhados. O encontro decorre até ao dia 23 deste mês […]

todayJaneiro 20, 2026 14

0%
donut_large