O Governo da República de Angola, através do Ministério dos Transportes, testemunhou nesta quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025, em Washington, a assinatura de um acordo de financiamento no valor de 753 milhões de dólares norte-americanos para a modernização e reabilitação do Corredor do Lobito.
O financiamento feito à LAR – Lobito Atlantic Railway, concessionária responsável pela exploração da linha ferroviária, foi assegurado pela DFC – US International Development Finance Corporation e pelo DBSA – Development Bank of Southern Africa.
A operação, testemunhada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, e pelo Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, constitui a primeira transacção entre Angola e a DFC e, simultaneamente, o maior financiamento alguma vez concedido pela DFC em África no sector, disse o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
O governante, que anunciou em exclusivo à RNA o financiamento, fez saber que este é mais um dos muitos momentos que demonstram o interesse mundial de investidores pelo Corredor do Lobito. Jornalista Estêvão Borges. Clique no áudio e ouça: