
A Casa Museu das Eleições foi inaugurada, esta segunda-feira, na rua dos Coqueiros, em Luanda, com o objectivo de preservar, valorizar e difundir a memória histórica dos processos eleitorais realizados em Angola.
O espaço dispõe de conteúdo documental e fotográfico, bem como de equipamentos históricos que retratam a evolução da democracia no país, o exercício da cidadania e o percurso de fortalecimento da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
A iniciativa traduz a reafirmação do compromisso da CNE na divulgação dos valores culturais, educacionais e sociais, enquanto instituição guardiã da memória do património material e imaterial das eleições, estabelecendo uma ligação entre o passado, o presente e o futuro do processo democrático angolano.
O acto inaugural foi prestigiado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dionísio da Fonseca, além de outras entidades ligadas ao processo eleitoral e à vida pública nacional.
A Casa Museu das Eleições surge como um espaço de referência para a educação cívica e para a promoção da cultura democrática, contribuindo para o reforço da participação cidadã e da confiança nos processos eleitorais em Angola.