C.Internacional - Destaque

EUA acusam Ruanda de violar acordo de paz alcançado na semana passada para fim da violência no leste da RDC

todayDezembro 14, 2025 24

Background
share close

O Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, acusou o Ruanda de violar os termos do acordo de paz alcançado na semana passada para pôr fim à violência no leste da República Democrática do Congo. Marco Rubio avisou que vai tomar as medidas necessárias para preservar esse acordo de paz e referiu-se às milícias do M23, cuja actuação está na origem de uma crise diplomática entre as autoridades da RDC e do Ruanda, acusadas de apoiar o movimento rebelde.

Entretanto, o Governo ruandês negou as acusações, tal como as autoridades congolesas negaram estar a apoiar grupos anti-ruandeses. O M23 tomou nesta semana a cidade de Uvira, apesar do acordo assinado na semana passada em Washington, sob a mediação do Presidente dos EUA, Donald Trump, entre os Presidentes do Ruanda e da RDC, Paul Kagame e Felix Tshisekedi, respetivamente. Os EUA dizem ter certeza de que o M23 opera com a ajuda do governo ruandês, razão pela qual Rubio apontou as autoridades do país africano na sua mensagem.

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Angola/RDC: Obras sobre o posto fronteiriço do Luvu podem estar concluídos no primeiro semestre de 2026

As obras do primeiro posto fronteiriço de paragem única no Luvo, província do Zaire, estão na fase final e deverão ficar concluídas em breve. O posto fronteiriço, vai reforçar o controlo e a fiscalização aduaneira na fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo e facilitar o fluxo de pessoas e mercadorias. Saiba mais dados no áudio abaixo com o repórter Luís Mamana:

todayDezembro 14, 2025 27

0%
donut_large