
Angola retoma hoje a exploração do cobre, 50 anos depois.
Trata-se da inauguração da primeira fase da Mina de Cobre de Tetelo em Mavoio, no município de Maquela do Zombo na província do Uíge.
O empreendimento é uma iniciativa privada que o governador do Uíge, José Carvalho da Rocha diz entrar nas contas da estratégia de geração de emprego e desenvolvimento da região do Maquela do Zombo
José Carvalho da Rocha fala para já num trabalho do Governo virado na criação de um ramal ferroviário e melhoria das estradas para o transporte do cobre explorado em Mavoio. Clique no áudio abaixo e ouça:
De acordo com o Director da Shining Star Icarus Rui Lopes, os testes operacionais dão garantias para uma produção assinalável, que será assegurada por mais de mil e quinhentos mineiros. Clique no áudio abaixo e ouça:
Rui Lopes avançou também que a Mina de cobre de Tetelo em Mavoio, tem uma vida útil de 17 anos, mas estudos apontam para um alargamento desse período. Clique no áudio abaixo e ouça:
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo orienta o acto de inauguração da primeira fase da Mina de Cobre de Tetelo em representação do Presidente da República João Lourenço.