C.Internacional - Destaque

Ex-presidente Sul-africano Zuma é condenado a reembolsar o estado por despesas legais

todayOutubro 25, 2025 16

Background
share close

O tribunal sul-africano ordenou que o ex-presidente Jacob Zuma reembolsasse pouco mais de 1 milhão de euros em fundos públicos usados para cobrir suas despesas legais pessoais. Jacob Zuma, cuja presidência foi marcada por inúmeras alegações de corrupção antes de ser forçado a deixar o cargo em 2018, recebeu 60 dias para fazer o reembolso.

Os procedimentos legais se estenderam por vários anos, com a defesa de Zuma a argumentar que em 2021 ele não era pessoalmente responsável pelos custos.

No entanto, o Supremo Tribunal de Pretória decidiu que Zuma era de facto responsável por desviar ilegalmente fundos estatais para cobrir questões legais relacionadas a seus próprios casos de corrupção.

Se Zuma não pagar a quantia dentro do prazo de dois meses, as autoridades podem congelar sua pensão presidencial. Em resposta à decisão, Zuma afirmou apenas que planeja se reunir com sua equipe jurídica para discutir seus próximos passos.

 

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

PRIME ADVOGADOS promove primeiro Fórum Direito e Economia

O Secretário de Estado para o Trabalho, Pedro José Filipe, assegurou consolidação das reformas profundas no tecido empresarial angolano. Pedro José Filipe diz que a ideia é construir a boa governação e a estabilidade das empresas públicas e privadas, em nome da garantia da empregabilidade. O Secretário de Estado Pedro José Filipe, que falava no Primeiro Fórum Direito e Economia, sinalizou também o compromisso que se assiste das empresas pela ética […]

todayOutubro 25, 2025 18

0%
donut_large