O Fundo Soberano de Angola diz ter mobilizado 3,6 mil milhões de dólares norte-americanos para apoiar investimentos que se desenvolvem em várias regiões do país, na esfera pública e privada, nos sectores da hotelaria e turismo, saúde, petroquímica, proteína animal, proteína vegetal, fruticultura, bem como financeiro e mineiro.
A ideia é gerar cerca de 3.400 empregos, com estratégias alternativas que passam, sobretudo, pela produção nacional, para contornar os desafios da segurança alimentar em Angola, em particular, e em África, no geral, designados por desenvolvimento de infraestruturas e fornecimento de cadeias de valor.
A intenção foi revelada pelo administrador do Fundo Soberano de Angola, Igor Lima, durante a sua prelecção no Fórum Negócios e Conectividade, que decorre na cidade do Uíge.
Para o financiamento das micro e pequenas empresas, o novo pacote Transforma Aqui, operacionalizado pelo FADA – Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, está a criar apetite, como referiu o técnico da Direcção do Crédito, Adão Matari.
Os participantes descreveram um momento único de fluidez de informação e troca de parcerias durante o 5.º Fórum de Negócios e Conectividade do Uíge.
Por: António Malungo e Ngonga Francisco.