Um consórcio de empresas angolanas rubricou nesta terça-feira em Luanda um memorando de entendimento com o Ministério da Agricultura e Florestas para implementar a partir do primeiro trimestre de 2026 um projecto de produção e exportação de óleo de palma refinado. Em breves palavras, os presidentes da TEGMA e da Elevo revelaram que o projecto irá cobrir 30 mil hectares e será financiado por investidores dos Estados Unidos da América num montante avaliado em 210 milhões de dólares. Clique no áudio e ouça:
Na ocasião, o Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, defendeu a transferência de rendimentos através da participação das comunidades no projecto. Clique no áudio e ouça:
Os termos do memorando indicam que o projecto que será implementado em 45 anos, tem uma estimativa de criar em sete anos três mil empregos directos e será executado nas Províncias do Cuanza-Norte, Uíge e Moxico. Para gestão do projecto, o consórcio angolano subcontratou a Agrineuxs da Malásia, líder mundial deste ramo de negócio.