CANAL A - Destaque

Está de volta o Caldo do Poeira

todayAgosto 18, 2025 22

Background
share close

Um dos mais emblemáticos projectos da Rádio Nacional de Angola regressa para resgatar a alma musical do país. O Caldo do Poeira está de novo no ar, reacendendo memórias, sons e histórias que marcaram gerações.

Criado há mais de vinte anos, o projecto percorreu 14 das então 18 províncias angolanas e realizou mais de 90 edições, muitas delas com o suporte instrumental da banda movimento da Radio Nacional de Angola. A missão era trazer de volta os ritmos populares urbanos do antigamente e devolver o palco a figuras lendárias da música nacional.

Muito mais do que um programa, o Caldo do Poeira é um verdadeiro arquivo vivo da cultura angolana. Antes de uma pausa estratégica, revelou artistas esquecidos, emocionou os mais velhos e apresentou aos mais jovens o melhor da música feita em Angola.

O impacto do projecto também se fez sentir no jornalismo cultural, tendo lançado nomes como Sebastião Lino, Amílcar Xavier, Isaías Afonso, Miguel Pacheco, Paulo Gomes, Angelina Canjengo, Carlos Bequengue, Isalino Paulo, José Casemiro “Zé Toy”, Hilário João, Paulo Tonet, entre outros que deram voz a esta verdadeira torre da memória sonora nacional.

Num tempo em que a globalização impõe novos ritmos, o regresso do Caldo do Poeira afirma-se como um acto de resistência cultural, um tributo à identidade angolana e uma ponte entre gerações.

Além de homenagear os clássicos, o projecto abriu espaço a novos talentos que recriaram temas de artistas muitos deles desaparecidos do panorama artístico cultural, promovendo um verdadeiro intercâmbio musical e reforçando a presença da música angolana no mundo.

O projecto proporcionou ainda o lançamento de mais de vinte coletâneas musicais denominado colecção Poeira no Quintal, de aristas e bandas musicais, homenageadas nas diferentes edições do “ Caldo do Poeira “, com destaque para David Zé, Mamukueno, Artur Adriano, Chico Montenegro, António do Fumo, Kissangela, Boto Trindade, Paulo 9, Matadidi, Samangwna, Zé Viola, só para citar estes.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

RADIO 5 - Destaque

Afrobasket 2025. Onze vezes campeões de África já pensam na segunda fase da competição que terá lugar em Luanda

A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol concluiu a primeira fase do Afrobasket com pleno de vitórias nos três jogos disputados, assegurando o primeiro lugar do grupo. Com este feito, os 11 vezes campeões, voltam a entrar em campo na quinta-feira, 21 de agosto, em Luanda, no Arena Multiusos do Kilamba, diante de um adversário ainda por definir. O seleccionador nacional, Pepe Clarós, já projecta a segunda fase, analisando os […]

todayAgosto 18, 2025 76

0%
donut_large