
O Presidente da União Africana e Chefe de Estado angolano, João Lourenço, nomeou esta quinta-feira o Presidente da República do Burundi, Evariste Ndayishimiye, como seu Enviado Especial para a região do Sahel.
A nomeação foi anunciada por meio de uma nota oficial emitida em Adis Abeba, sede da União Africana, onde o Presidente Lourenço expressou profundo agradecimento ao homólogo burundês por aceitar “esta tarefa política estratégica no interesse colectivo da União”.
Reconhecido como Campeão da Juventude, Paz e Segurança da União Africana, Ndayishimiye passa agora a liderar os esforços diplomáticos e de alto nível da organização continental, com o objectivo de enfrentar os desafios humanitários e de segurança que afectam a instável região do Sahel.
O mandato do novo Enviado Especial inclui o reforço do diálogo com governos locais, líderes comunitários, organizações regionais, sociedade civil e outros actores relevantes, visando a promoção de estratégias abrangentes para a paz e estabilidade duradouras.
A escolha de Ndayishimiye, segundo a União Africana, deve-se à sua vasta experiência política e ao seu firme compromisso com o pan-africanismo, a integração regional e a cooperação entre os Estados-membros.