
Angola e Cuba manifestaram esta sexta-feira, 11 de julho, o interesse em explorar novas oportunidades de negócios, reforçar e consolidar as parcerias estratégicas entre os dois países em diferentes sectores.
A intenção foi manifestada durante um encontro realizado em Havana entre o Embaixador de Angola em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias e a Vice-Ministra Cubana do Comercio Externo e do Investimento Estrangeiro, Déborah Rivas Saavedra.
Durante o encontro, as duas partes discutiram e analisaram vários assuntos do fórum económico e que são de interesse comum. Na ocasião a governante Cubana assegurou que já estão em curso os preparativos para a realização da Decima sexta Reunião da Comissão Intergovernamental entre os dois países, prevista para os dias 22 e 23 de Setembro deste ano.
Déborah Rivas Saavedra entregou ao diplomata angolano um convite oficial dirigido ao Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns a, para participar na próxima edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV), agendada para os dias 24 e 25 de novembro do presente ano, tendo incentivado a participação de empresas angolanas no evento, com vista a estabelecer parcerias e contribuir para o desenvolvimento económico.
Por sua vez, o diplomata angolano prometeu trabalhar afincadamente com a parte cubana para o reforço dos laços económicos bilaterais, aproveitando sobretudo a experiência e o conhecimento técnico de Cuba em várias áreas estratégicas para a criação de empresas mistas.
O Embaixador Carlos Sardinha Dias destacou a sólida experiência cubana nos sectores do turismo, da produção de medicamentos na formação de agentes culturais e na agricultura encorajando a exploração de oportunidades de investimento mutuamente benéficas nestes domínios.